O estudante vai aprender que marketing é mais do que publicidade. É um processo que começa por entender as necessidades do consumidor para desenvolver produtos, serviços e ideias que serão comercializados. Para estudar esse assunto, o aluno vai precisar de conhecimentos de língua portuguesa, geografia e matemática. O estudante vai aprender a definir o público-alvo de cada produto ou serviço, assim como aprenderá a analisar esse processo de aproximação e troca entre vendedores e compradores. O aluno estudará, ainda, as formas de utilizar as ferramentas de comunicação, como publicidade, telemarketing, promoção de vendas etc. No curso, o estudante vai aprender também a criar logotipos, rótulos e embalagens. Administração de empresas, Legislação (como o Código de Defesa do Consumidor) e Inglês e Espanhol para leitura de textos completam a formação técnica em Marketing.
Carga Horária
3000 hrs
Duração / Semestre
3 anos
Eixo Tecnológico
Gestão e Negócios
Tipo de Curso
Ensino Médio integrado ao técnico (M-Tec)
Área de Atuação
Pode elaborar pesquisas de mercado para identificar o comportamento do consumidor. No ponto de venda (como supermercados, shoppings, lojas etc.), pode realizar a demonstração de produtos e montar peças e materiais de promoção, além de negociar espaços para melhor expor os produtos que serão vendidos. Pode trabalhar elaborando orçamento para a execução de ações (como promoções, propagandas etc.), calculando quanto se vai gastar para realizar cada uma. O técnico em Marketing pode ainda acompanhar as ações para verificar se os resultados foram positivos ou negativos. Em pequenas empresas, pode criar logotipos, rótulos e gerar conteúdo para as redes sociais.
Onde Trabalhar
No departamento de Marketing em empresas de qualquer setor, comércios, ONGs e agências de comunicação ou publicidade.