Integrando o calendário de conscientização da Campanha Setembro Amarelo, alunos do Curso Técnico em Serviços Jurídicos e Transações Imobiliárias participaram de palestras.
Reforçando o compromisso institucional com a saúde integral e a formação dos estudantes, a Prof. Ligia Vergo – Coordenadora do Curso Técnico em Serviços Jurídicos e o Prof. Rafael Bento – Coordenador do Curso Técnico em Transações Imobiliárias, promoveram diversas palestras para as turmas, em alusão ao mês de conscientização a prevenção do suicídio – Setembro Amarelo.
As atividades tiveram um foco crucial na Valorização da Vida e na Saúde Mental. O suicídio é a quarta maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos no Brasil, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS) e do Ministério da Saúde. Diante desta realidade, o debate sobre o tema é uma prioridade na formação profissional.
No dia 16 de setembro, foram realizadas duas palestras em alusão ao Setembro Amarelo:
Já no dia 18 de setembro, o ciclo voltou-se para a inserção profissional. A palestra “E na prática? Onde o conhecimento jurídico me auxilia?”, ministrada por Lidiane Ruani dos Santos, objetivou ampliar a visão dos alunos sobre o mercado de trabalho, incentivando a valorização do curso e demonstrando a aplicação prática do conhecimento adquirido.
Os temas abordados — desde a gestão das emoções até as exigências do ambiente corporativo — são essenciais para o desenvolvimento completo do indivíduo. Ao expor os alunos a discussões sobre a valorização da vida, a saúde mental e as atitudes profissionais, o ciclo de palestras auxilia na formação de técnicos mais resilientes e conscientes. Essa visão abrangente e humanizada fortalece a postura comportamental dos futuros profissionais, preparando-os não apenas para os desafios técnicos do mercado, mas também para uma atuação ética e equilibrada na vida pessoal e na sociedade.
.