Na última terça-feira (03/09), as turmas do Curso Técnico em Administração noturno (1º, 2º e 3º módulos) tiveram uma aula diferente, que foi além da grade curricular tradicional. Receberam a visita do egresso Lucas Galvão, que retornou à escola não como estudante, mas como um exemplo concreto de onde a formação técnica somada à dedicação pode levar.
A palestra foi um verdadeiro roteiro de produtividade e planejamento. Lucas compartilhou com os alunos as estratégias que utilizou para conciliar o ensino médio com o técnico, detalhando métodos eficazes de organização de estudos. Ele também destacou a valiosa experiência de participar de treinamentos para olimpíadas do conhecimento, que desenvolvem o raciocínio lógico e a capacidade de resolver problemas complexos.
Um dos pontos altos de seu depoimento foi o reforço da importância dos programas de reforço escolar oferecidos pela unidade, como o APROVETEC e o ETECPLUS. Lucas atribuiu a esses projetos parte significativa de sua base sólida para enfrentar os desafios do Provão Paulista e dos grandes vestibulares do estado.
A trajetória de Lucas ganha ainda mais relevância em um contexto estadual competitivo. De acordo com estatísticas oficiais do Vestibular UNESP 2024, a universidade recebeu 67.430 inscrições para seus cursos de graduação. A concorrência, em média, foi de 10,2 candidatos por vaga. Esses números ilustram o ambiente desafiador no qual a preparação oferecida pela Etec, somada ao foco do aluno, se mostra decisiva.
O sucesso desse preparo foi comprovado com a sua aprovação em um dos cursos mais concorridos do país: Direito, na Universidade de São Paulo (USP), campus de Ribeirão Preto. A Faculdade de Direito de Ribeirão Preto (FDRP) é consistentemente ranqueada entre as melhores do Brasil, figurando na 6ª posição de acordo com o último Ranking Folha (RUF), o que exige dos candidatos um desempenho de excelência no processo seletivo.
A palestra de Lucas Galvão serviu não apenas como um relato motivacional aos alunos, mas como uma validação prática do investimento em educação. Sua história ilustra como a disciplina, o uso dos recursos oferecidos pela escola e uma meta bem definida podem transformar o ensino técnico em um trampolim para as melhores universidades públicas do país, inspirando uma nova geração de alunos a seguir pelo mesmo caminho de conquistas.