Filtro de Daltonismo

O Campo dos Serviços Jurídicos: Entre Processos e Relações Humanas

O universo jurídico se expande muito além dos tribunais e escritórios de advocacia. Diariamente, milhares de documentos, contratos e processos circulam por cartórios, empresas e órgãos públicos, sustentando as relações sociais e econômicas. Nesse ecossistema […]

3 de junho de 2025 6:22 pm Artigos

O universo jurídico se expande muito além dos tribunais e escritórios de advocacia. Diariamente, milhares de documentos, contratos e processos circulam por cartórios, empresas e órgãos públicos, sustentando as relações sociais e econômicas. Nesse ecossistema complexo, os profissionais que dominam os meandros da tramitação processual e da assessoria jurídica tornam-se peças fundamentais para o funcionamento da máquina judicial e administrativa.

Em cidades como Presidente Prudente, o volume de processos judiciais e procedimentos administrativos criam uma demanda constante por especialistas capazes de auxiliar advogados, atuar em escritórios, empresas públicas e privadas e órgãos públicos, tais como Fórum e Cartórios. A atuação em departamentos jurídicos, de recursos humanos e de assessoria é demanda crescente nos últimos anos.

Conhecer sobre leis e suas aplicações, direitos e obrigações possibilita ao profissional ampliação de visão e agrega maior valor às competências que possui, vez que se mostra mais preparado a realizar atividades cotidianas e desafiadoras, com maior segurança, eficiência, legalidade e assertividade.

O advento da digitalização transformou radicalmente o cotidiano neste segmento. Plataformas como o Processo Judicial Eletrônico (PJe),  e-SAJ e e-PROC exigem domínio técnico específico. Ao mesmo tempo a implementação da LGPD criou necessidades nas empresas, que buscam profissionais habituados à conformidade legal e proteção de dados ou seja, que possuam conhecimento técnico adequado para tratamento de documentos e informações tidas, pela lei, como sensíveis.

Nas secretarias de órgãos públicos e departamentos jurídicos corporativos, esses profissionais garantem que licitações, contratos e processos administrativos sigam os trâmites legais adequados. Sua atenção aos detalhes jurídicos previnem erros que poderiam acarretar prejuízos financeiros ou judiciais.

Escritórios modernos buscam aqueles que combinem conhecimento processual com habilidades tecnológicas e interpessoais. Órgãos públicos valorizam candidatos com experiência prática em sistemas judiciais e administrativos. E empresas de diversos portes passaram a investir em equipes internas capazes de prevenir conflitos e gerenciar demandas jurídicas cotidianas.

O conhecimento da legislação e a habitualidade em tratar demandas burocráticas, faz do Técnico em Serviços Jurídicos, peça-chave na formação da equipe profissional de qualquer empresa, seja qual for seu segmento, vez que o dia-a-dia  da sociedade se entrelaça a todo tempo com questões legais, o que pressupõe a atuação de profissional tecnicamente capacitado

De acordo com o CAGED, houve uma alta de 35% nas vagas na atuação do profissional de Serviços jurídicos, e ainda de acordo com o MEC, uma taxa de 92% de empregabilidade. Algumas vantagens valem destacar, 60% das posições oferecem horários flexíveis, e 80% dos cargos incluem benefícios completos como Plano de saúde, Vale refeição e Vale Transporte e os salários chegam a 15% acima da média do interior paulista.

Os que se dedicam a esse campo encontram não apenas oportunidades profissionais, mas a satisfação de ser parte essencial do mecanismo que mantém o Estado de Direito em funcionamento no dia a dia da sociedade.

Fontes: Tribunal de Justiça de São Paulo, Conselho Nacional de Justiça, Departamento Nacional de Registro Empresarial, CAGED, MEC, Pesquisa Salarial 2023)

Professora Ligia Vergo – Graduada em direito pela Faculdade Toledo Prudente, especialista em Direito Civil e Processo Civil ( Toledo), Direito de Família e Sucessões ( ESA). Mediadora judicial e extrajudicial pela Escola Paulista da Magistratura. Coordenadora do Curso Técnico em Serviços Jurídicos.

E-mail: ligia.vergo@etec.sp.gov.br
Lattes: http://lattes.cnpq.br/9896228388286737

Compartilhe


Veja também